Website Builder Free Web Templates Website Templates Web Design

Sumário

  • III. PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS, CONCURSOS ETC

  • Um século de ortografia oficial da língua portuguesa. Comunicação apresentada no II CINEO – CONGRESSO INTERNACIONAL DE NEOLOGIA DAS LÍNGUAS ROMÂNICAS, promovido pelo Grupo TermNeo (Observatório de Neologismos do Português Brasileiro Contemporâneo) e realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, de 05 a 08 de dezembro de 2011.
  • LINHARES, Miguel Afonso. A CONSTRUÇÃO DA NORMA-PADRÃO DA LÍNGUA CATALÃ: UMA ANÁLISE DOS SEUS PERCALÇOS E ÊXITOS, 2011, 105 p. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Filologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientação)
  • O centenário da ortografia oficial da língua portuguesa. Palestra proferida na Academia Brasileira de Filologia no dia primeiro de outubro de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado em Letras (área de concentração em Estudos da Linguagem, subária de Língua Portuguesa) de Gleice Silveira da Costa Dantas, intitulada O ensino da língua materna: um olhar para a variação linguística, juntamente com a Profa. Dra. Sônia Monnerat, sob a orientação da Profa. Dra. Terezinha Maria da Fonseca Passos Bittencourt, defendida no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense no dia 29 de setembro de 2011.
  • Centenário da ortografia oficial da língua portuguesa. Palestra proferida no VIII Congresso da Pós-Graduação em Língua Portuguesa da UERJ – São Gonçalo, realizado nos dias 26 a 29 de setembro de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado em Letras (área de concentração em Estudos da Linguagem, subária de Língua Portuguesa) de Jéssica Tavares dos Santos, intitulada A descrição do pronome nas gramáticas brasileiras do século XIX, juntamente com a Profa. Dra. Lygia Maria Gonçalves Trouche, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Stavola Cavaliere, defendida no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense no dia 30 de agosto de 2011.
  • BARRETO JÚNIOR, Dorival Souza. A expressão da religiosidade na obra poética de Ismael de Lima Coutinho, 2011, 32 p. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Filologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Geais. (Orientação)
  • SPOTTI, Carmem Véra Nunes. Estudo potamonímico de origem indígena em Roraima: Rio Uraricoera, 2011, 66 p. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Filologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Geais. (Orientação)
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Filologia de Carmem Véra Nunes Spotti, intitulado Estudo potamonímico de origem indígena em Roraima: Rio Uraricoera, juntamente com a Profa. Dra. Maria Lúcia Mexias Simon, sob minha orientação, apresentado no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 22 de agosto de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Filologia de Dorival Souza Barreto Júnior, intitulado A expressão da religiosidade na obra poética de Ismael Coutinho, juntamente com a Profa. Dra. Maria Lúcia Mexias Simon, sob minha orientação, apresentado no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 22 de agosto de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Língua Portuguesa de Maria Cristiani Leite Leal, intitulado A Irregularidade no Sistema Verbal Português: outro olhar: novos paradigmas, juntamente com o Prof. Me. Alex Fabiano Campos Gonçalves, sob a orientação do Prof. Dr. José Mario Botelho, apresentado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 08 de junho de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Língua Portuguesa de Priscilla Lessa Machado, intitulado Lula: um discurso do povo para o povo, juntamente com o Prof. Dr. Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha, sob a orientação do Prof. Dr. José Mario Botelho, apresentado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 06 de junho de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Língua Portuguesa de Fabiana Glória Costa Nunes, intitulado Da Tipografia ao E-Book: um olhar, juntamente com o Prof. Dr. José Mario Botelho e Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha, sob a orientação do Prof. Dr. José Pereira da Silva, apresentado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 06 de junho de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Língua Portuguesa de Ânderson Rodrigues Marinho, intitulado Por uma abordagem semântico-argumentativa das conjunções pois e porque, juntamente com o Prof. Dr. Marcello de Oliveira Pinto, sob a orientação do Prof. Dr. Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha, apresentado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 06 de junho de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Língua Portuguesa de Leandro Santos de Azevedo, intitulado Mas e embora: problematizações, juntamente com o Prof. Dr. Marcello de Oliveira Pinto, sob a orientação do Prof. Dr. Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha, apresentado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 06 de junho de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Filologia (o primeiro na modalidade a distância realizado no Brasil) de Érica Santos Soares de Freitas, intitulado Proposta lexicográfica para palavras trecentistas sufixadas em –mento, no português, juntamente com a Profa. Dra. Vanda de Oliveira Bittencourt, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia Mexias Simon, apresentado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas Virtual) no dia 28 de maio de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Filologia (o primeiro na modalidade a distância realizado no Brasil) de Murilo Cavalcante Alves, intitulado Percurso e percalços do novo acordo ortográfico, juntamente com a Profa. Dra. Stela Beatriz T. Arnold, sob a orientação do Prof. Dr. José Mário Botelho, apresentado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas Virtual) no dia 28 de maio de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Filologia (o primeiro na modalidade a distância realizado no Brasil) de Expedito Eloísio Ximenes, intitulado Edição diplomático-inter-pretativa e estudo filológico-linguístico de carta de sesmaria, juntamente com o Prof. Dr. João Henrique Rettore Totaro, sob a orientação do Prof. Dr. José Pereira da Silva, apresentado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas Virtual) no dia 28 de maio de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Filologia (o primeiro na modalidade a distância realizado no Brasil) de Ana Paula Correa Barbosa Elias, intitulado Caminhos da leitura – interpretação textual: estratégias para compreensão do texto escrito, juntamente com o Prof. Dr. João Henrique Rettore Totaro, sob a orientação do Prof. Dr. José Pereira da Silva, apresentado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas Virtual) no dia 28 de maio de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Filologia (o primeiro na modalidade a distância realizado no Brasil) de Marta Maria Duboc de Araújo Moore, intitulado Analogia numa pesquisa dialectológica rural, juntamente com a Profa. Dra. Vanda de Oliveira Bittencourt, sob a orientação da Profa. Dra. Mirian Therezinha da Matta Machado, apresentado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas Virtual) no dia 28 de maio de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Filologia (o primeiro na modalidade a distância realizado no Brasil) de Alexandre Melo de Oliveira, intitulado Algumas considerações críticas sobre o livro “Le Français ne Vient pas du Latin!, de Yves Cortez, juntamente com a Profa. Dra. Stela Beatriz T. Arnold, sob a orientação do Prof. Dr. José Pereira da Silva, apresentado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas Virtual) no dia 28 de maio de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Filologia (o primeiro na modalidade a distância realizado no Brasil) de Lara Barreto Corrêa, intitulado A mulher na fraseologia brasileira, juntamente com a Profa. Dra. Vanda de Oliveira Bittencourt, sob a orientação do Prof. Dr. José Pereira da Silva, apresentado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas Virtual) no dia 28 de maio de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Filologia (o primeiro na modalidade a distância realizado no Brasil) de Eliana de Almeida França Figueiredo, intitulado A “História de uma Alma” em edição crítica: uma análise, juntamente com a Profa. Dra. Vanda de Oliveira Bittencourt, sob a orientação da Profa. Dra. Celina Márcia de Souza Abbade, apresentado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas Virtual) no dia 28 de maio de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Filologia (o primeiro na modalidade a distância realizado no Brasil) de Iara Andrade de Araújo, intitulado A dificuldade de interpretação de artigo de divulgação científica no ensino fundamental: um estudo de caso a partir da análise de provas diagnósticas, juntamente com o Prof. Dr. João Henrique Rettore Totaro, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia Mexias Simon, apresentado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas Virtual) no dia 28 de maio de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Filologia (o primeiro na modalidade a distância realizado no Brasil) de Erika Gimenez Barbuglio, intitulado A base concreta dos termos abstratos das emoções na língua portuguesa e sua origem latina, juntamente com a Profa. Dra. Vanda de Oliveira Bittencourt, sob a orientação do Prof. Dr. Bruno Fregni Bassetto, apresentado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas Virtual) no dia 28 de maio de 2011.
  • COMO, Elena (Org.). Ao redor do mundo: Leituras em português, vol. 1. 1. ed. Astoria, NY (USA): Atlantico Books, 2011. [Colaborador, cf. p. 149].
  • NUNES, Fabiana Glória Costa. Da Tipografia ao E-Book: um olhar, 2011, 29 p. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientação)
  • OLIVEIRA, Alexandre Melo de. Algumas Considerações Críticas sobre o Livro Le Français ne Vient pas du Latin!, de Ives Cortez 2011, 58 p. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Filologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Geais. (Orientação)
  • ELIAS, Paula Correa Barbosa Elias. Caminhos da leitura: Interpretação textual: estratégias para compreensão do texto escrito, 2011, 67 p. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Filologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Geais. (Orientação)
  • XIMENES, Expedito Eloísio. Edição diplomático-interpre-tativa e estudo filológico-linguístico de carta de sesmaria, 2011, 70 p. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Filologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Geais. (Orientação)
  • CORRÊA, Lara Barreto. A Mulher na Fraseologia Brasileira, 2011, 55 p. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Filologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Geais. (Orientação)
  • Membro de Banca Examinadora de Mestrado em Letras (área de concentração em Língua Portuguesa) de Jhonatta de Oliveira da Costa e Silva, intitulada Bugar e printar: um estudo de caso sobre a influência da informática na construção do léxico do português, juntamente com professoras doutoras Maria das Graças Dias Pereira e Inés Kyon de Miller, sob a orientação da Profa. Dra. Violeta de San Tiago Dantas Barbosa Quental, defendida na Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro no dia 12 de abril de 2011.
  • A produção de material didático em suporte eletrônico. Comunicação apresentada na VII Jornada Nacional de Filologia, realizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, no dia 04 de abril de 2011.
  • Um século de ortografia oficial portuguesa!... Comunicação apresentada na VII Jornada Nacional de Filologia, realizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, no dia 04 de abril de 2011.
  • Memória Colonial do Ceará: um projeto ambicioso de ecdótica. Conferência proferida no evento III Pensares, realizado na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em São Gonçalo (RJ), no dia 30 de março de 2011.
  • Centenário da ortografia oficial da língua portuguesa. Aula inaugural do Curso de Letras da Universidade da Cidade, proferida na Unidade Méier (Rio de Janeiro – RJ), no dia 29 de março de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Mestrado em Letras (área de concentração em Filologia e Língua Portuguesa) de Mário Luís Villarruel da Silva, intitulada Violência interpessoal e ordem policial no cotidiano de mulheres da província de Mato Grosso [séc. XIX]. Edições fac-similar e semidiplomática de autos crimes, juntamente com os professores doutores Marcelo Módolo, Ariane Bueno Sudatti, Marcos Cesar Alvarez e Manoel Mourivaldo Santiago Almeida, sob a orientação do Prof. Dr. Gabriel Antunes de Araújo, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo no dia 10 de março de 2011.
  • Membro de Banca Examinadora de Mestrado em Letras (área de concentração em Estudos de Literatura, subária de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa) de Paula Curty Werneck, intitulada Uma Proposta Metodológica das regras de uso do hífen segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa, juntamente com a Profa. Dra. Sigrid Castro Gavazzi, sob a orientação do Prof. Dr. Maurício da Silva, defendida no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense no dia 06 de dezembro de 2010.
  • Membro de Banca Examinadora de Monografia Final do Curso de Especialização em Língua Portuguesa de Munniky Müller Tavares, intitulada Gramática e ensino: caminhos e descaminhos, juntamente com o Prof. Dr. José Mário Botelho, sob a orientação do Prof. Dr. Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha, apresentada na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no dia 26 de novembro de 2010.
  • Membro da Banca de seleção em prova de concurso para ingresso no curso de Pós-Graduação lato sensu – Especialização em Língua Portuguesa, do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 19 de novembro de 2010.
  • Serafim da Silva Neto e a questão do acento na evolução da língua portuguesa. Comunicação apresentada na mesa-redonda sobre o tema “Contribuições de Serafim da Silva Neto aos estudos da língua portuguesa”, sob a coordenação de Sônia Monnerat Barbosa, durante a Jornada Serafim da Silva Neto, promovida pela Sociedade Sousa da Silveira, no Instituto de Letras da UFF, no dia 16 de novembro de 2010.
  • Membro de Banca Examinadora de Mestrado em Letras (área de concentração em Estudos de Literatura, subária de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa) de Juliana Pereira dos Santos, intitulada Uma Proposta Metodológica para o Ensino de Acentuação Gráficas., juntamente com a Profa. Dra. Vanda Maria Cardozo de Menezes, sob a orientação do Prof. Dr. Maurício da Silva, defendida no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense no dia 08 de novembro de 2010.
  • Oficina sobre “A base teórica da ortografia: a acentuação gráfica e a hifenização”, no IV Seminário FFP PARA TODOS, realizado pela Faculdade de Formação de Professores, no dia 27 de outubro de 2010, em São Gonçalo.
  • Conferência sobre “As fábulas de Esopo editadas por José Leite de Vasconcelos”, no VII Congresso da Pós-Graduação em Língua Portuguesa da UERJ – São Gonçalo, realizado pelo Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores no dia 20 de outubro de 2010, em São Gonçalo.
  • Membro (suplente) de Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado em Letras (área de concentração em Estudos da Linguagem, subária de Língua Portuguesa), de Daniele Felizola de Oliveira, intitulada Estudo Historiográfico-descritivo das Preposições Portuguesas nas Gramáticas Brasileiras do Período Científico, juntamente com o Prof. Dr. José Mário Botelho, Sigrid Castro Gavazzi e Edila Vianna da Silva, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Stavola Cavaliere, defendida no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, no dia 27 de agosto de 2010.
  • Membro de Banca Examinadora de Monografia Final do Curso de Especialização em Língua Portuguesa de Vanessa Stutzel Ganem, intitulada Persuasão X Convencimento: A Escolha das Premissas, juntamente com o Prof. Dr. Rodrigo A. de C. Xavier, sob a orientação do Prof. Dr. José Mário Botelho, apresentada na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no dia 30 de julho de 2010.
  • Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado em Letras (área de concentração em Estudos da Linguagem, subária de Língua Portuguesa) de Jéssica Tavares dos Santos, intitulada O Pronome nas Gramáticas Brasileiras do Século XIX., juntamente com o Prof. Dr. Maurício da Silva, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Stavola Cavaliere, defendida no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense no dia 30 de julho de 2010.
  • Membro de Banca Examinadora de Monografia Final do Curso de Especialização em Língua Portuguesa de Janaína Alvim Nobre, intitulada Estrangeirismos: Neologismos ou Empréstimos Linguísticos? juntamente com o Prof. Dr. Rodrigo A. de C. Xavier, sob a orientação do Prof. Dr. José Mário Botelho, apresentada na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no dia 19 de julho de 2010.
  • Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado em Letras (área de concentração em Estudos de Literatura, subária de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa) de Juliana Pereira dos Santos, intitulada Uma Proposta Metodológica para o Ensino de Acentuação Gráficas., juntamente com a Profa. Dra. Vanda Maria Cardozo de Menezes, sob a orientação do Prof. Dr. Maurício da Silva, defendida no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense no dia 18 de maio de 2010.
  • Comunicação sobre “A Ortografia na Avaliação de um Texto”, no II Pensares, realizado pelo Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores no dia 24 de março de 2010, em São Gonçalo.
  • Jornada de Ecdótica. Promovida pelo Grupo de Pesquisas "Crítica Textual e Edição de Textos" e realizado na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (São Gonçalo – RJ), no dia 5 de fevereiro de 2010 (Organização e Coordenação). Disponível em http://www.filologia.Org.br/ecdotica
  • Banca de exame de Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa, de Jair Francis Ribeiro de Mattos, intitulada Noel Rosa – Um Compositor com Fortes Tendências Modernistas de 82 páginas, orientada pelo Professor Doutor Afrânio da Silva Garcia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 04 de fevereiro de 2010, juntamente com o Professor Doutor Jorge Antônio da Silva Rangel.
  • Banca de exame de Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa, de Elisiany Moreira Maia, intitulada Formas Teóricas no Processo de Prefixação, de 79 páginas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 03 de fevereiro de 2010, na qualidade de orientador, da qual participaram também o Professor Doutor Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha e o Professor Doutor José Mário Botelho.
  • Banca de exame de Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa, de Marcela Cockell Mallmann, intitulada A Questão da Ortografia na Primeira Carta do “Verdadeiro Método de Estudar”, de 55 páginas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 03 de fevereiro de 2010, na qualidade de orientador, da qual participaram também o Professor Doutor Afrânio da Silva Garcia e o Professor Doutor Marcelo Moraes Caetano.
  • Banca de exame de Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa, de Rosa Maria Mendes do Nascimento, intitulada A Transformação da Língua Portuguesa do Século XVI ao Século XIX, de 35 páginas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 01 de fevereiro de 2010, na qualidade de orientador, da qual participaram também o Professor Doutor Nataniel dos Santos Gomes e o Professor Doutor Afrânio da Silva Garcia.
  • Banca de exame de Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de Marilene Meira da Costa, intitulada Identificando os Argumentos Retóricos nos Contos Populares Infantis de Sílvio Romero, Olavo Bilac e Monteiro Lobato (43 páginas), orientada pelo Prof. Dr. Afrânio da Silva Garcia, no dia 20 de janeiro de 2010, juntamente com o Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Pinto.
  • KAMEL, Ali. Dicionário Lula: Um presidente exposto por suas próprias palavras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. [Consultor e colaborador].
  • Pesquisa acadêmica. Palestra proferida no VIII CELERJ:  Congresso dos Estudantes de Letras do Estado do Rio de Janeiro, organizado pelos estudantes de Letras e realizado na Faculdade de Letras da Universidade Federal do rio de Janeiro (UFRJ), no dia 1 de dezembro de 2009.
  • Ensino da língua portuguesa a distância, via Internet. Palestra proferida no curso de atualização docente Semana de Estudos Linguísticos – Português Língua Estrangeira, realizado no Instituto de Enseñanza Superior em Lenguas Vivas “Juan Ramón Fernández” pela Asociación Argentina de Profesores de Portugués na cidade de Buenos Aires, República Argentina, de 9 a 11 de novembro de 2009.
  • A nova ortografia do português como segunda língua. Palestra proferida no curso de atualização docente Semana de Estudos Linguísticos – Português Língua Estrangeira, realizado no Instituto de Enseñanza Superior em Lenguas Vivas “Juan Ramón Fernández” pela Asociación Argentina de Profesores de Portugués na cidade de Buenos Aires, República Argentina, de 9 a 11 de novembro de 2009.
  • A nova ortografia da língua portuguesa – pôster apresentado no XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 24 a 28 de agosto de 2009.
  • Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e o Novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – palestra proferida no XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 24 a 28 de agosto de 2009.
  • A nova ortografia da língua portuguesa – minicurso ministrado no XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 24 a 28 de agosto de 2009.
  • Progressos da Crítica Textual: breves considerações sobre as contribuições da Academia Brasileira de Filologia – conferência proferida no IV Seminário de Estudos Filológicos, realizado na Universidade Católica de Salvador (UCSal), pelo Instituto de Letras. de 5 a 7 de agosto de 2009.
  • A Nova Ortografia da Língua Portuguesa: mudanças inseridas com o acordo de 1990. Minicurso ministrado no IV Seminário de Estudos Filológicos, realizado na Universidade Católica de Salvador (UCSal), pelo Instituto de Letras. de 5 a 7 de agosto de 2009.
  • Coordenação da mesa-redonda "Aspecto da Formação do Léxico Românico", no IV Seminário de Estudos Filológicos, realizado na Universidade Católica de Salvador (UCSal), pelo Instituto de Letras. de 5 a 7 de agosto de 2009.
  • Coordenação da mesa-redonda "Filologia Textual: Edição e Estudo de Textos", no IV Seminário de Estudos Filológicos, realizado na Universidade Católica de Salvador (UCSal), pelo Instituto de Letras. de 5 a 7 de agosto de 2009.
  • A Nova Ortografia da Língua Portuguesa. Palestra proferida na sessão de lançamento do livro homônimo, no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Niterói, a 04 de junho de 2009, sob a presidência de Ricardo Stavola Cavaliere.
  • O novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Palestra proferida no X Encontro Regional dos Estudantes de Letras – Sudeste, realizado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (São Gonçalo – RJ), no dia 12 de abril de 2009.
  • Novas regras ortográficas da língua portuguesa. Palestra proferida na Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, para o Corpo de Cadetes do Curso de Formação de Oficiais, no dia 06 de abril de 2009.
  • Banca de exame de Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa, de Cláudio Cerqueira, intitulada A vinda da família real e suas contribuições para a língua portuguesa, de 33 páginas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 18 de fevereiro de 2009, na qualidade de orientador, da qual participaram também a Professora Doutora Maria Cristina Cardoso Ribas e a Professora Doutora Tânia Conceição Pereira.
  • Banca de exame de Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa, de João Kleber Paranhos Retto de Queiroz, intitulada O novo acordo ortográfico da língua portuguesa, de 46 páginas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 18 de fevereiro de 2009, na qualidade de orientador, da qual participaram também o Professor Doutor Afrânio da Silva Garcia e a Professora Doutora Iza Terezinha Gonçalves Quelhas.
  • Banca de exame de Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa, de Alfredina Monteiro Lemos, intitulada Aspectos históricos das vogais e ditongos nasais em língua portuguesa, de 35 páginas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 16 de fevereiro de 2009, na qualidade de orientador, da qual participaram também o Professor Mestre Adriano de Souza Dias e o Professor Doutor José Mario Botelho.
  • Banca de exame de Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa, de Ana Cristina Souza da Silva, intitulada Apontamentos sobre a ortografia da língua portuguesa, de 40 páginas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 16 de fevereiro de 2009, na qualidade de orientador, da qual participaram também o Professor Doutor José Mario Botelho e o Professor Doutor Marcelo Moraes Caetano.
  • Banca de exame de Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa, de Jéssica Tavares dos Santos, intitulada A implementação do projeto de Marquês de Pombal, de 31 páginas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 13 de fevereiro de 2009, na qualidade de orientador, da qual participaram também o Professor Doutor Afrânio da Silva Garcia e o Professor Doutor Jorge Antônio Rangel.
  • Banca de exame de Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa, de Aline Aparecida Dorea Passos, intitulada A Influência Africana na Língua Portuguesa, de 28 páginas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 13 de fevereiro de 2009, na qualidade de orientador, da qual participaram também o Professor Doutor Afrânio da Silva Garcia e o Professor Doutor José Mario Botelho.
  • As mudanças que ocorreram na ortografia com o novo acordo ortográfico. Palestra proferida na II Jornada Pedagógica do Município de Seropédica, realizada no CAIC Paulo Dacorso Filho no dia 05 de fevereiro de 2009.
  • Banca de exame de Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa, de Ana Paula da Silva Freitas, intitulada Martin Claret e sua “Oração aos Moços”: Mista ou Reformulada? As Várias Facetas de uma Mesma Edição, de 51 + 62 páginas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 27 de janeiro de 2009, na qualidade de orientador, da qual participaram também o Professor Doutor Fernando Monteiro de Barros Júnior e o Professor Doutor Adriano da Gama Kury.
  • Parecerista da Revista do GEL, mantida pelo Grupo de Estudos do Estado de São Paulo) do Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários UNESP em São José do Rio Preto, a partir de 2009. [ISSN – 1806-4906 (impressa) e 1984-591X (eletrônica)].
  • Dom João VI e o Brasil Oitocentista. Conferência proferida na VIII Semana de Línguas e Literaturas de Expressão Portuguesa, organizada pela Academia Brasileira de Filologia e realizada no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Palácio Universitário da Praia Vermelha), Rio de Janeiro, de 8 a 12 de dezembro de 2008.
  • Banca de exame de Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa, de Aline de Azevedo Gaignoux, intitulada Morfossintaxe da locução nominal > complemento nominal ou adjunto adnominal? de 32 páginas, sob a orientação do Professor Doutor José Mario Botelho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 03 de dezembro de 2008, tendo participando da banca também o Professor Doutor Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha e o Professor Mestre Adriano de Souza Dias.
  • Banca de exame de dissertação de Metrado em Letras (área de concentração de Estudos da Linguagem, subárea Língua Portuguesa), de Luciano Maia da Costa, intitulada TEXTO LITERÁRIO E ORALIDADE: A relevância da leitura no ensino da língua materna, de 167 páginas, sob a orientação da Profa. Dra. Terezinha Maria da Fonseca Passos Bittencourt, da Universidade Federal Fluminense, no dia 01 de dezembro de 2008.
  • O que mudou para os brasileiros com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa – palestra realizada para os professores da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, no Colégio NAVE, no dia 25 de novembro de 2008.
  • A importância das pronúncias cultas da língua no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, minicurso oferecido no X Congresso Nacional de Fonética e Fonologia e IV Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Filologia e realizado no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, de 24 a 26 de novembro de 2008.
  • Reforma Ortográfica. Palestra apresentada no VII CELERJ – VII Congresso dos Estudantes de Letras do Estado do Rio de Janeiro (Ano Machado: Bruxarias & Metalinguagens), promovida pela Executiva Nacional dos Estudantes de Letras e realizada no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, de 27 a 31 de outubro de 2008.
  • Reforma Ortográfica. Palestra apresentada na XII Jornada de Letras (Ano Machado: Bruxarias & Metalinguagens), promovida pela Executiva Nacional dos Estudantes de Letras e realizada no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, de 27 a 31 de outubro de 2008.
  • Parecerista da Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, mantida pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa do Instituto de Humanidades da UNIGRANRIO, a partir de 2008. [ISSN 1678-3182].
  • Implicações do Acordo Ortográfico. Palestra preferida na unidade de Campo Grande da Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro – RJ), no dia 9 de outubro de 2008.
  • A política linguística: de Lula a Dom Dinis. Palestra proferida no V Congresso de Letras da UERJ – São Gonçalo, organizado pelo Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e realizado em São Gonçalo, de 7 a 10 de outubro de 2008.
  • História da língua portuguesa: o desacordo ortográfico. Minicurso oferecido no V Congresso de Letras da UERJ – São Gonçalo, organizado pelo Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores e realizado em São Gonçalo, de 7 a 10 de outubro de 2008.
  • Um exercício de crítica textual e genética. Comunicação apresentada no Congresso Brasileiro de Escritores de Língua Portuguesa, organizado pela União Brasileira de Escritores, realizado na Faculdade CCAA (Rio de Janeiro), de 23 a 25 de setembro de 2008.
  • A crítica textual e a reconstituição da história das ciências – Enfermidades Endêmicas da Capitania de Mato Grosso: A Memória de Alexandre Rodrigues Ferreira. Comunicação oral apresentada no III Encontro Internacional de Filologia. Organizado pelo Laboratório de Ecdótica, na Universidade Federal Fluminense (Niterói), no dia 18 de setembro de 2008.
  • Participação, na qualidade de suplente, da banca de exame de dissertação de Metrado em Letras (área de concentração de Estudos da Linguagem, subárea Língua Portuguesa), de Raquel Silveira Fonseca, intitulada O Texto Literário e o Ensino de Linguagem,de 128 páginas, sob a orientação da Profa. Dra. Terezinha Maria da Fonseca Passos Bittencourt, da Universidade Federal Fluminense, no dia 28 de agosto de 2008.
  • Participação do I Seminário Machado de Assis, apresentando a comunicação A Comissão Machado de Assis e a Crítica Textual no Brasil, no simpósio O Palimpsesto Machadiano: Delatar, Inscrever & Manchar, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, de 8 a 11 de agosto de 2008.
  • Participação da comissão examinadora do projeto de trabalho terminal de Metrado em Letras da Universidade Federal Fluminense (área de concentração de Estudos da Linguagem, subárea Língua Portuguesa) de Luciano Maia da Costa, “A Oralidade sob Diversos Ângulos”, sob a orientação da Profa. Dra. Terezinha Maria da Fonseca Passos Bittencourt, no dia 07 de agosto de 2008.
  • Participação da atualização da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), na condição de especialista, na reunião de Convalidação da Família Ocupacional 2614 – Filólogos, Intérpretes, Tradutores e afins, realizada na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, em São Paulo, no dia 22 de julho de 2008.
  • Membro de Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado em Letras (área de concentração em Letras Clássicas e Vernáculas) de Erica Santos Soares de Freitas, intitulada Em busca do mento perdido. Análise semântico-diacrônica do sufixo –mento, em português, 506 p., juntamente com a Profa. Dra. Íris Gardino, sob a orientação do Prof. Dr. Mário Eduardo Viaro, Defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo no dia 30 de junho de 2008.
  • Mesa-redonda online sobre o “Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”, no programa “50 Minutos” da Rádio Novo Tempo, de São Paulo, de 10h05min a 11h55min do dia 23 de abril de 2008.
  • Os Sonetos de Gregório de Matos – aula-conferência ministrada no I Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos na Faculdade de Formação de Professores (em São Gonçalo), de 03 a 07 de março de 2008.
  • Apresentação da aula-conferência “Preservação e fidedignidade do texto: do papiro ao cd-rom” no I Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos na Faculdade de Formação de Professores da Uerj, de 03 a 07 de março de 2008.
  • Apresentação da aula-conferência “Os Sonetos de Gregório de Matos” no I Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos na Faculdade de Formação de Professores da Uerj, de 03 a 07 de março de 2008.
  • Entrevista à TV Brasil sobre “variantes gráficas e léxicas nos dicionários gerais”, para o informativo levado ao ar às 21 horas do dia 26 de fevereiro de 2008.
  • Entrevista ao jornalista Humberto Pellegrini Maia Júnior para o Jornal da Tarde, no dia 25 de fevereiro de 2008, sobre a influência da chegada da Família Real na evolução da língua portuguesa do Brasil.
  • Palestra sobre “Lachmann e Bédier na Crítica Textual Moderna”, no Ciclo Pensares, realizado pelo Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2008 em São Gonçalo
  • Entrevista sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, levado ao ar pelo Jornal Futura do Canal Futura televisão às 17 horas do dia 20 de fevereiro de 2008.
  • Mesa-redonda sobre “Discordâncias/diferenças na Gramática da Língua Portuguesa: A gramática do Bechara e as outras gramáticas” na VIII Semana Nacional de Língua Portuguesa em homenagem ao octogésimo aniversário de Evanildo Bechara, realizada pela Academia Brasileira de Filologia no Instituto de Letras da UERJ nos dias 18 a 22 de fevereiro de 2008.
  • Membro (suplente) de Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado em Letras (área de concentração em Estudos de Linguagem, subárea de Língua Portuguesa) de Priscila Freitas de Souza, intitulada Língua Materna e Literatura no Ensino Médio: A orientação dos documentos oficiais, 160 p., juntamente com o Prof. Dr. Luís Martins Monteiro de Barros e a Profa. Dra. Marina Coelho Moreira Cezar, sob a orientação da Profa. Dra. Teresinha Maria da Fonseca Passos Bittencourt, Defendida no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense no dia 09 de janeiro de 2008.
  • Membro efetivo de Banca Examinadora da Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa de Carolyna Ayres Estrella, intitulada Os diferentes usos de agora em redações escolares, 35 p. defendida na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no dia 12 de dezembro de 2007.
  • Coordenador da atividade “Soletras: Revista do Departamento de Letras” na modalidade “pôster”, apresentado na 18ª UERJ SEM MUROS, promovida pelo Departamento de Extensão / Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ, realizada no período de 03 a 07 de dezembro de 2007.
  • Uma bibliografia teórica de crítica textual no Brasil: Análise dos manuais teóricos do século XXI. Palestra proferida no dia 20 de novembro de 2007 no I Simpósio de Crítica Textual do Instituto de Letras da UFF, promovido pelo Diretório Acadêmico de Letras da UFF Alex Polari e pelo Laboratório de Ecdótica (LABEC) do Insituto de Letras. Realizado no Instituto de Letras da UFF, nos dias 19 e 20 de novembro de 2007.
  • Apresentação do pôster “A Filologia e a Academia Brasileira de Filologia” na II Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, realizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no dia 05 de novembro de 2007.
  • Apresentação do minicurso “O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa” na II Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, realizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no dia 05 de novembro de 2007.
  • Apresentação do minicurso “Geografia Linguísica: O Atlas Linguístico do Brasil” na II Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, realizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no dia 05 de novembro de 2007.
  • Apresentação do pôster “A Filologia e o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos” na II Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, realizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no dia 05 de novembro de 2007.
  • O gênero dos nomes. Palestra proferida na III Semana de Letras “Leituras em Foco: Múltiplas Leituras”, realizada nos dias 22 a 26 de outubro de 2007, no Instituto de Humanidades da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy, da Universidade UNIGRANRIO. Duque de Caxias, em 25 de outubro de 2007.
  • Produção e execução do IX Fórum de Estudos Linguísticos: Língua Portuguesa, educação e mudança; I Colóquio de Semiótica: Mundos semióticos possíveis. Realizado na UERJ (Rio de Janeiro – RJ), sob a coordenação de Darcilia Simões, de 22 a 26 de outubro de 2007.
  • Apresentação do minicurso “Edição Crítica” no IV CONGRESSO DE LETRAS DA UERJ – SÃO GONÇALO, realizado pelo Departamento de Letras da UERJ na Faculdade de Formação de Professores, de 8 a 11 de outubro de 2007.
  • Apresentação do pôster “A Filologia e o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos” no IV CONGRESSO DE LETRAS DA UERJ – SÃO GONÇALO, realizado pelo Departamento de Letras da UERJ na Faculdade de Formação de Professores, de 8 a 11 de outubro de 2007.
  • Membro (suplente) de Banca Examinadora da Tese de Doutorado em Linguística de Nataniel dos Santos Gomes, intitulada Clíticos, redobro e variação da ordem oracional em Kayabí (Tupi-guarani), 235 p. Defendida na Faculdade de Letras da UFRJ no dia 27 de setembro de 2007.
  • Secretário geral, coordenador de sessões de comunicações e de sessões de conferências e membro da comissão científica nacional do Congresso Internacional de Língua Portuguesa, Filosofia e Literaturas de Língua Portuguesa, comemorativo dos 63 anos da Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL) e do 80° aniversário do Professor Emérito Leodegário A. de Azevedo Filho, atual presidente da ABRAFIL. Realizado na Faculdade CCAA, no Rio de Janeiro, de 17 a 21 de setembro de 2007.
  • Posições Teóricas da Crítica Textual. Minicurso ministrado no Congresso Internacional de Língua Portuguesa, Filosofia e Literaturas de Língua Portuguesa, comemorativo dos 63 anos da Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL) e do 80° aniversário do Professor Emérito Leodegário A. de Azevedo Filho, atual presidente da ABRAFIL. Realizado na Faculdade CCAA, no Rio de Janeiro, de 17 a 21 de setembro de 2007.
  • Edição Crítica Gregório de Matos. Minicurso ministrado no Congresso Internacional de Língua Portuguesa, Filosofia e Literaturas de Língua Portuguesa, comemorativo dos 63 anos da Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL) e do 80° aniversário do Professor Emérito Leodegário A. de Azevedo Filho, atual presidente da ABRAFIL. Realizado na Faculdade CCAA, no Rio de Janeiro, de 17 a 21 de setembro de 2007.
  • Coordenador Geral do XI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, promovido pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, no Instituto de Letras da UERJ, de 27 a 31 de agosto de 2007.
  • Apresentação do minicurso “Edição Crítica” no XI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado no Instituto de Letras da UERJ pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, de 27 a 31 de agosto de 2007.
  • Apresentação do pôster “A Filologia e o Cícrulo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos” no XI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado no Instituto de Letras da UERJ pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, de 27 a 31 de agosto de 2007.
  • Presidente da Primeira Sessão de Palestras do XI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado no Instituto de Letras da UERJ pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, de 27 a 31 de agosto de 2007.
  • Presidente da Segunda Sessão de Conferências do XI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado no Instituto de Letras da UERJ pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, de 27 a 31 de agosto de 2007.
  • Presidente da Sessão de Abertura do XI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado no Instituto de Letras da UERJ pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, de 27 a 31 de agosto de 2007.
  • Edição Crítica da Obra de Gregório de Matos: o maior problema textológico da Literatura Brasileira. Aula-conferência proferida na VII Semana Nacional de Língua Portuguesa (2° Seminário sobre Ciências da Linguagem) promovida pela Academia Brasileira de Filologia, no Instituto de Letras da UERJ. Rio de Janeiro, no dia 21 de agosto de 2007.
  • Coordenador da VII Semana Nacional de Língua Portuguesa (2° Seminário sobre Ciências da Linguagem) promovida pela Academia Brasileira de Filologia, no Instituto de Letras da UERJ. Rio de Janeiro, de 20 a 24 de agosto de 2007.
  • A Situação da Filologia no Brasil Hoje. Palestra proferida na sessão cultural da Academia Brasileira de Filologia do dia 18 de agosto de 2007, no RAV112 da UERJ (Rua São Francisco Xavier, 524/11° andar – Rio de Janeiro – RJ).
  • Coordenador da VI Semana Nacional de Língua Portuguesa (Seminário sobre Ciências da Linguagem) promovida pela Academia Brasileira de Filologia em homenagem ao Centenário de Nascimento de Paulo Rónai, no Instituto de Letras da UERJ. Rio de Janeiro, de 02 a 06 de julho de 2007.
  • Membro da Comissão Organizadora do 5° Congresso da Pós-Graduação em Língua Portuguesa da UERJ-São Gonçalo, promovido pela Coordenação de Pós-Graduação lato sensu – Especialização em Língua Portuguesa, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. São Gonçalo, no dia 20 de junho de 2007.
  • Análise da linguagem do século XVIII em um documento da História Natural da Ilha do Marajó. Palestra proferida no 5° Congresso da Pós-Graduação em Língua Portuguesa da UERJ-São Gonçalo, promovido pela Coordenação de Pós-Graduação lato sensu – Especialização em Língua Portuguesa, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. São Gonçalo, no dia 20 de junho de 2007.
  • Edições críticas de documentos e textos históricos e científicos. Palestra proferida na II Semana de Filologia na USP, realizada pelo Setor de Filologia Românica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, no auditório de Geografia da Universidade de São Paulo, do dia 07 ao dia 11 de maio de 2007.
  • As ocupações oficiais do linguista e do filólogo no Brasil do III milênio. Palestra de abertura da IX Semana Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, promovida pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos e realizada na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (São Gonçalo – RJ), de 02 a 05 de abril de 2007.
  • Organizador e coordenador da IX Semana Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, promovida pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos e realizada na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (São Gonçalo – RJ), de 02 a 05 de abril de 2007.
  • A crítica textual no trabalho do tradutor e do editor de textos – comunicação apresentada na I Semana Nacional de Crítica Textual e Edição de Textos, realizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos e pelo Grupo de Pesquisas do CNPq “Crítica Textual e Edição de Textos” na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (São Gonçalo – RJ), de 12 a 15 de fevereiro de 2007.
  • Edição de textos técnicos, históricos e científicos: da teoria à prática – minicurso oferecido na I Semana Nacional de Crítica Textual e Edição de Textos, realizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos e pelo Grupo de Pesquisas do CNPq “Crítica Textual e Edição de Textos” na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (São Gonçalo – RJ), de 12 a 15 de fevereiro de 2007.
  • Presidente da sessão de mesa-redonda “Questões teóricas sobre crítica textual e edição de textos” na I Semana Nacional de Crítica Textual e Edição de Textos, realizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos e pelo Grupo de Pesquisas do CNPq “Crítica Textual e Edição de Textos” na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (São Gonçalo – RJ), de 12 a 15 de fevereiro de 2007, na qual falou sobre “Crítica de autoria e crítica verbal na edição de documentos históricos e científicos, comunicação apresentada”.
  • Organizador e coordenador da I Semana Nacional de Crítica Textual e Edição de Textos, realizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos e pelo Grupo de Pesquisas do CNPq “Crítica Textual e Edição de Textos” na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (São Gonçalo – RJ), de 12 a 15 de fevereiro de 2007.
  • Participante do XI SIMPÓSIO NACIONAL e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA – Linguagem e Cultura: Intersecções, promovido pelo Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2006.
  • Organizador e coordenador do Grupo Temático “A Filologia e a cultura dos povos preservada através de suas línguas” no XI Simpósio Nacional de Letras e Linguística & I Simpósio Internacional de Letras e Linguística. Realizado no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, de 22 a 24 de novembro de 2006.
  • Palestra “A Edição Crítica de Obras Literárias”, no III CONGRESSO DE LETRAS DA UERJ – SÃO GONÇALO, realizado pelo Departamento de Letras da UERJ na Faculdade de Formação de Professores, em São gonçalo, de 16 a 20 de outubro de 2006.
  • Coordenador da sessão de mesa-redonda "Diacronia (Gramática histórica e história da língua portuguesa" no III Congresso de Letras da UERJ – São Gonçalo, realizado na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, pelo Departamento de Letras da UERJ, do dia 16 ao dia 20 de outubro de 2006.
  • Coordenador da sessão de mesa-redonda "Considerações sobre aspectos históricos da língua portuguesa” no III Congresso de Letras da UERJ – São Gonçalo, realizado na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, pelo Departamento de Letras da UERJ, do dia 16 ao dia 20 de outubro de 2006.
  • Coordenação da mesa-redonda “Considerações sobre aspectos históricos da língua portuguesa”, no III CONGRESSO DE LETRAS DA UERJ – SÃO GONÇALO, realizado pelo Departamento de Letras da UERJ na Faculdade de Formação de Professores, em São Gonçalo, de 16 a 20 de outubro de 2006.
  • Palestra “Preservação da cultura dos povos: tarefa básica dos filólogos”, no III CONGRESSO DE LETRAS DA UERJ – SÃO GONÇALO, realizado pelo Departamento de Letras da UERJ na Faculdade de Formação de Professores, em São gonçalo, de 16 a 20 de outubro de 2006.
  • Presidente da Terceira Sessão de Conferências do X Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da UERJ, no Rio de Janeiro, de 21 a 25 de agosto de 2006.
  • Coordenador da Sessão de Comunicações “Com. de 21 13” do X Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da UERJ, no Rio de Janeiro, de 21 a 25 de agosto de 2006.
  • Apresentação da comunicação “Notas sobre a História da Língua Portuguesa em ‘O Idioma Nacional’ de Antenor Nascentes”, no X Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da UERJ, no Rio de Janeiro, de 21 a 25 de agosto de 2006.
  • Apresentação do pôster “Vida e Obra de Antenor Nascentes – imagens pouco conhecidas”, no X Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da UERJ, no Rio de Janeiro, de 21 a 25 de agosto de 2006.
  • Apresentação do minicurso “Elementos de Teoria e Prática da Edição Crítica”, no X Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da UERJ, no Rio de Janeiro, de 21 a 25 de agosto de 2006.
  • 2° Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais, realizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de 21 a 25 de agosto de 2006.
  • Banca de dissertação de mestrado de Maria Lucília Ruy, intitulada Formação de palavras – livro VIII da gramática de Varrão, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, defendida no dia 02 de agosto de 2006, sob a orientação do Professor Doutor José Rodrigues Seabra Filho.
  • O ensino da língua e as reformas de Verney (séc. XVIII). Aula-conferência proferida na V Semana Nacional de Língua Portuguesa, organizada pela Academia Brasileira de Filologia e realizada no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 29 de maio a 02 de junho de 2006.
  • Adesão de Alexandre Rodrigues Ferreira ao Verdadeiro Método de Estudar de Luís Antônio Verney. Comunicação apresentada no I SEMINÁRIO FFP PARA TODOS, promovido pelo Núcleo de Extensão da Faculdade de Formação de Professores, no período de 18 a 20 de abril de 2006.
  • Coordenador da exposição científica “Iconografia de Alexandre Rodrigues Ferreira” no I SEMINÁRIO FFP PARA TODOS, promovido pelo Núcleo de Extensão da Faculdade de Formação de Professores, no período de 18 a 20 de abril de 2006
  • A Filologia como suporte do progresso científico. Conferência proferida na I Semana de Filologia na USP, promovida pelo setor de Filologia Românica do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no dia 6 de abril de 2006.
  • Coordenação geral da V JORNADA NACIONAL DE FILOLOGIA, organizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos em parceria com a Escola de Educação e Meio Ambiente da UniverCidade, realizada no Teatro Ipanema da UniverCidade, no dia 04 de abril de 2006.
  • A Filologia como suporte do progresso científico. Conferência proferida na V JORNADA NACIONAL DE FILOLOGIA, organizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos em parceria com a Escola de Educação e Meio Ambiente da UniverCidade, realizada no Teatro Ipanema da UniverCidade, no dia 04 de abril de 2006.
  • Alexandre Rodrigues Ferreira – 250 anos espaço virtual na Internet para comemorar os 250 anos do naturalista baiano, nascido no dia 27 de abril de 1856. Criada no dia 03 abril de 2006.
  • PROCIÊNCIA 2005. Participação do concurso de seleção com o projeto “Edição científica de dois baianos ilustres: Gregório de Matos e Alexandre Rodrigues Ferreira”, na qualidade de candidato aprovado. São Gonçalo, 2005.
  • Participação na banca examinadora de concurso de Leila Jurema Braile, no dia 15 de dezembro de 2005, quando a candidata a Professora de Língua Portuguesa da UNIBRACE dissertou sobre o tema “O valor da aplicabilidade da Língua Portuguesa no Curso de Serviço Social”.
  • Membro da comissão julgadora do concurso para Professor de Língua Portuguesa na Faculdade de Serviço Social Santa Luzia (UNIBRACE), tendo sido aprovada a Professora Doutora Leila Jurema Braile, que desenvolveu o tema “O Valor da Aplicabilidade da Língua Portuguesa no Curso de Serviço Social”, no dia 15 de dezembro de 2005.
  • Coordenação das sessões de comunicações do VIII FÓRUM DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS – Língua Portuguesa & Identidade: Marcas Culturais, organizado pelo Programa de Pós-Graduaçãm em Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Univervisdade do Estado do Rio de Janeiro, de 16 a 18 de novembro de 2005.
  • O ensino da língua e as reformas de Verney (séc. XVIII). Aula-conferência proferida na IV Semana Nacional de Língua Portuguesa, organizada pela Academia Brasileira de Filologia e realizada no Colégio Pedro II (unidade centro, Rio de Janeiro), de 7 a 11 de novembro de 2005.
  • Participação da Coordenação do IV CONGRESSO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (Língua Portuguesa & Estudos Literários da UERJ – São Gonçalo, realizado na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, de 11 a 15 de dezembro de 2006, na qualidade de Diretor de Relações Públicas.
  • Ensino da língua portuguesa: um detalhe da sua história. Comunicação apresentada no II Congresso de Letras da UERJ – São Gonçalo, realizado na Faculdade de Formação de Professores (São Gonçalo) entre 24 e 27 de outubro de 2005.
  • A edição de textos históricos e científicos como atividade filológica. Palestra apresentada no II Congresso de Letras da UERJ – São Gonçalo, realizado na Faculdade de Formação de Professores (São Gonçalo) entre 24 e 27 de outubro de 2005.
  • Coordenador da mesa-redonda “Elementos da História da Língua Portuguesa”, no II Congresso de Letras da UERJ – São Gonçalo, realizado entre 24 e 27 de outubro de 2005.
  • Coordenação da mesa-redonda “Elementos da História da Língua Portuguesa” do II CONGRESSO DE LETRAS DA UERJ – SÃO GONÇALO, realizado pelo Departamento de Letras da UERJ, na Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo, de 24 a 27 de outubro de 2005.
  • II Encontro Internacional de Filologia, realizado na Faculdade de Letras da UFRJ e no Instituto de Letras da UFF, participando (com Márcia Lisboa e Sônia Moura) da mesa-redonda “Crítica Textual e Literatura”, coordenada por Nilda Cabral, do dia 19 ao dia 23 de setembro de 2005, na qualidade de palestrante.
  • II Encontro Internacional de Filologia, realizado na Faculdade de Letras da UFRJ e no Instituto de Letras da UFF, participando (com Leodegário A. de Azevedo Filho, Antônio Martins de Araújo e Francisco Venceslau dos Santos) da mesa-redonda “Crítica Textual e Academia Brasileira de Filologia”, coordenada por Mário Martellota, do dia 19 ao dia 23 de setembro de 2005, na qualidade de palestrante.
  • Apresentação da comunicação “Questões Apologéticas” no IX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da UERJ, no Rio de Janeiro, de 22 a 26 de agosto de 2005.
  • Apresentação da comunicação “A Edição Científica de Dois Baianos Ilustres: Gregório de Matos e Alexandre Rodrigues Ferreira” no IX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da UERJ, no Rio de Janeiro, de 22 a 26 de agosto de 2005.
  • Apresentação da comunicação “A Política Linguística do marquês de Pombal” no IX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da UERJ, no Rio de Janeiro, de 22 a 26 de agosto de 2005.
  • Apresentação da comunicação “A língua que falamos não é latina?” no IX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da UERJ, no Rio de Janeiro, de 22 a 26 de agosto de 2005.
  • Apresentação da comunicação “A questão do acento do latim ao português” no IX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da UERJ, no Rio de Janeiro, de 22 a 26 de agosto de 2005.
  • IX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Realizado no Instituto de Letras da UERJ, de 22 a 26 de agosto de 2005. Organizador e coordenador geral).
  • Coordenação da Sessão de Comunicações “A Gramática Histórica da Língua Portuguesa” no IX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da UERJ, no Rio de Janeiro, de 22 a 26 de agosto de 2005.
  • Presidência da Primeira Sessão de Conferências do IX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da UERJ, no Rio de Janeiro, de 22 a 26 de agosto de 2005.
  • “Carências e incoerências da gramática”, minicurso oferecido no VI Congresso dos Estudantes de Letras do Estado do Rio de Janeiro, organizado pelo Centro Acadêmico Carlos Drummond de Andrade e Executiva Nacional dos Estudantes de Letras e realizado na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em São Gonçalo, nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2005.
  • III Congresso da Pós-Graduação em Língua Portuguesa da UERJ-FFP. Realizado na Faculdade de Formação de Professores, de 6 a 10 de junho de 2005, na qualidade de membro da comissão organizadora, com a apresentação da conferência “A gramática: sua história, estrutura e classificação”.
  • Participação da Comissão Organizadora do III CONGRESSO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, realizado na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, de 06 a 10 de junho de 2005, na qualidade de Diretor de Relações Públicas.
  • Apresentou a palestra “Um Curso de Pós-Graduação em Filologia a Distância” na IV JORNADA NACIONAL DE FILOLOGIA: A Filologia de Ontem, de Hoje e de Amanhã, realizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências humanas da universidade de São Paulo, no dia 04 de abril de 2005.
  • IV Jornada Nacional de Filologia. A Filologia de Ontem, de Hoje e de Amanhã. Organizada pelo CiFEFiL e realizada na USP no dia 04 de abril de 2005. (Organização e Coordenação).
  • Seminário Universitário da Academia Brasileira de Filologia: Breve História da Literatura Brasileira. Organizado e realizado pela Academia Brasileira de Filologia no Instituto de Letras da UERJ, de 14 a 18 de março de 2005, com apoio do jornal Folha Dirigida e do Centro Filológico Clóvis Monteiro. (Organização).
  • O Barroco no Brasil: Gregório de Matos e Vieira. Conferência apresentada no Seminário Universitário da Academia Brasileira de Filologia: Breve História da Literatura Brasileira. Organizado e realizado pela Academia Brasileira de Filologia no Instituto de Letras da UERJ, de 14 a 18 de março de 2005, com apoio do jornal Folha Dirigida e do Centro Filológico Clóvis Monteiro.
  • Apresentou a conferência “A Crítica Textual e a Autenticidade das Informações Preservadas nos Textos” na VIII SEMANA NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS: Linguística e Filologia aplicadas ao ensino do Português, realizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos no Instituto de Letras da UERJ, de 31 de janeiro a 02 de fevereiro de de 2005.
  • VIII Semana Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos – Linguística e Filologia Aplicadas ao Ensino de Português. Organizada e realizada pelo CiFEFiL no Instituto de Letras da UERJ, de 31 de janeiro a 04 de fevereiro de 2005. (Organização e Coordenação).
  • Seminário Superior de Linguística Aplicada ao Ensino do Português. Realizado pela Academia Brasileira de Filologia no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 29 de novembro a 03 de dezembro de 2004. (Organização e Coordenação).
  • V Seminário Integrado de Letras, realizado no Campus Rebouças da Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro), de 8 a 12 de novembro de 2004, quando apresentou a comunicação “A polêmica questão da categoria gramatical de gênero”.
  • Banca de concurso público para professor doutor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (área de Filologia Românica) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (com início no dia 25 de outubro de 2004), na qualidade de suplente, cujos titulares foram Francis Henrik Aubert, Luiz Antônio Lindo, Álvaro Alfredo Bragança Júnior, Francisco da Silva Borba e Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos.
  • II Congresso da Pós-Graduação em Língua Portuguesa da FFP-UERJ, realizado na Faculdade de Formação de Professores (São Gonçalo – RJ), de 18 a 22 de outubro de 2004, apresentando a conferência “Saiba que o adjetivo não tem gênero e o substantivo nunca flexiona em gênero”.
  • I Encontro Internacional de Filologia, realizado na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 20 a 24 de setembro de 2004,apresentando o trabalho intitulado “O códice de Gregório de Mattos da Coleção Celso Cunha”.
  • 1° Congresso de Letras da UERJ – São Gonçalo, realizado pelo Departamento de Letras da FFP-UERJ, de 13 a 17 de setembro de 2004, com apresentação da oficina “Gregório de Matos: a filologia e a literatura”.
  • Concurso para Professor Adjunto de Crítica Textual no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, em agosto de 2004. Aprovado em segundo lugar, com média 8,2.
  • Congresso Internacional de Língua Portuguesa, realizado no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 19 a 23 de julho de 2004, pela Academia Brasileira de Filologia, na qualidade de coordenador das sessões de comunicações e minicursos.
  • Congresso Internacional de Língua Portuguesa, realizado no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 19 a 23 de julho de 2004, pela Academia Brasileira de Filologia, na qualidade de membro de sua comissão organizadora e executiva.
  • Congresso Internacional de Língua Portuguesa, realizado no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 19 a 23 de julho de 2004, pela Academia Brasileira de Filologia, na qualidade docente do minicurso “Edição crítica de Gregório de Matos”.
  • Congresso Internacional de Língua Portuguesa, realizado no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 19 a 23 de julho de 2004, pela Academia Brasileira de Filologia, participando da mesa-redonda “Tendências da língua popular”, falando sobre “A fraseologia na língua popular brasileira”.
  • Banca de tese de doutorado de Vito Cesar de Oliveira Manzolillo, intitulada Vocabulário técnico e crítico do empréstimo linguístico”, no Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, defendida no dia 25 de junho de 2004, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Emília Barcellos da Silva.
  • Seminário Superior de Literatura Portuguesa. Realizado no Instituto de Letras da UERJ (Rio de Janeiro), de 14 a 18 de junho de 2004. (Organização e coordenação).
  • Coordenação do III Encontro Nacional com a Filologia. Organizado pela Diretoria Cultural do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos e realizado na Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro), de 17 a 21 de maio de 2004.
  • A Filologia e as pesquisas literárias. Conferência proferida no III Encontro Nacional com a Filologia, organizado pela Diretoria Cultural do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos e realizado na Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro), de 17 a 21 de maio de 2004.
  • O problema da flexão de gênero. Conferência e debate sobre esta polêmica questão gramatical, realizada na Universidade Salgado de Oliveira, em São Gonçalo, no dia 29 de maio de 2004.
  • Membro de banca de concurso para provimento de um cargo de Professor Assistente de Língua Latina no Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 12 a 16 de abril de 2004.
  • Algumas ocupações do graduado em letras no Brasil. Palestra de abertura proferida no V Encontro Regional dos Estudantes de Letras – O que é ser professor de Letras: (Des)construindo nossa identidade. Realizado na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (São Gonçalo), de 8 a 11 de abril de 2004.
  • Parecer técnico sobre a solicitação de “Renovação do Incentivo à Produção Científica do Professor Tadeu Luciano Siqueira Andrade”, na qualidade de Membro da Comissão nomeada pelo Departamento de Letras da Universidade do Estado da Bahia (Campus IV) para este fim, juntamente com o Prof. Dr. Benedito José de Araújo Veiga e o Prof. Dr. Adilson da Silva Corrêia.
  • O caso da flexão de gênero e outras inadequações na moderna terminologia gramatical. Conferência de abertura do Curso de Pós-Graduação de Língua Portuguesa na Universidade Castelo Branco (Rio de Janeiro) em março de 2004.
  • I Seminário Superior de Literatura Brasileira, promovido pela Academia Brasileira de Filologia, sob a presidência de Leodegário Amarante de Azevedo Filho e coordenação de José Pereira da Silva, ocorrido no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 08 a 12 de março de 2004.
  • VII Semana Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, em Homenagem a Jairo Dias de Carvalho, realizado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 12 a 16 de janeiro de 2004. (Organização e Coordenação).
  • Grupo Virtual CONFALB: Confederação das Academias de Letras do Brasil. Criado no dia 24 de dezembro de 2003.
  • Entrevista ao jornal Folha Dirigida sobre o VII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, que se realizava no Rio de Janeiro, para o caderno “Educação”, no dia 26 de agosto de 2003.
  • Domínio da Academia Brasileira de Filologia na internet – criado por José Pereira da Silva no dia 24 de setembro de 2003, sob o número 002.654.680/0001-92, e administrado por Antônio Martins de Araújo.
  • Membro de banca de concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, área de Filologia Românica, da Universidade de São Paulo, tendo sido classificado o Prof. Dr. Antonio Lindo, de 27 a 29 de janeiro de 2003.
  • Entrevista à TV Bandeirantes sobre a origem do antropônimo Silva, levado ao ar no Jornal da BAND do dia 27 de outubro de 2002, após a eleição de Luís Inácio Lula da Silva.
  • Coordenador da Segunda Semana Nacional de Língua Portuguesa, promovida pela Academia Brasileira de Filologia, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 18 a 22 de novembro de 2002.
  • Entrevista ao jornal Folha Dirigida sobre o VI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, para o caderno “Vestibular”, sobre “A Profissão de Linguista”, no dia 10 de setembro de 2002.
  • Entrevista à Rádio Globo FM sobre o significado de algumas palavras do Hino Nacional Brasileiro, no dia 06 de setembro de 2002.
  • Membro (suplente) da Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado em Linguística do Prof. Nataniel dos Santos Gomes, intitulada Observações sobre o Kayabí: a variação da ordem e os clíticos de 2a posição” defendida na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro no dia 06 de setembro de 2002.
  • Membro (titular) da Banca Examinadora da Tese de Doutorado em Filologia Românica da Profa. Ceila Maria Ferreira Batista Rodrigues Martins, intitulada Entre as Luzes e as Sombras do Iluminismo: uma edição crítica de Aventuras de Diófanes ou Máximas de Virtude e Formosura de Teresa Margarida da Silva e Orta, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no dia 24 de setembro de 2002.
  • Entrevista ao jornal Folha Dirigida sobre o VI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, que se realizava no Rio de Janeiro, para o caderno “Educação”, no dia 27 de agosto de 2002.
  • Entrevista à TV Futura (a cabo) sobre a unificação ortográfica e questões culturais das nações da lusofonia, na ocasião do Encontro Internacional dos Países de Língua Portuguesa, em agosto de 2002, que se realizava em Brasília.
  • Coordenador Geral do VI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, promovido pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 26 a 30 de agosto de 2002.
  • SOUZA, Heloisa de. O uso do adjetivo no diminutivo: por que não mencioná-lo nos livros didáticos? 2002, 28 p. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa. (orientador).
  • TRINDADE, Francisco Ferreira da. Neologismos: processos de criação e meios de uso. 2002, 47 p. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa. (orientador).
  • GONÇALVES, José Roberto de Castro. A influência dos anglicismos no português no Brasil. 2002, 41 p. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa. (orientador).
  • MEDEIROS, Patrícia Miranda. Linguagem publicitária: o estilo. 2002, 32 p. ilust. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa. (orientador).
  • MENDES, Gláucia Mourão Lopes. O poder de persuasão dos textos publicitários através da polissemia. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa, 2002, 40 p. il. (orientador).
  • DUARTE, Luciana Barbosa. Indianismos em Iracema. 2002, 30 p. (orientador).
  • O problema textual de Gregório de Matos. Aula-conferência apresentada no II Seminário Superior de Língua Portuguesa. Organizado e executado pela Academia Brasileira de Filologia no Instituto da Palavra da Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro – RJ), de 15 a 19 de julho de 2002.
  • O trabalho filológico na edição de textos científicos, históricos e literários. Aula-conferência apresentada no II Encontro Nacional com a Filologia. Organização e execução do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos na Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro – RJ), de 13 a 16 de maio de 2002.
  • II Encontro Nacional com a Filologia. Organização e realização do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos na Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro – RJ), de 13 a 16 de maio de 2002. (Coordenação Geral).
  • I Semana Nacional de Língua Portuguesa – Organização da Academia Brasileira de Filologia, Centro Filológico Clóvis Monteiro e jornal Folha Dirigida – Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro – RJ), de 08 a 12 de abril de 2002. (Coordenação de Apoio Técnico e Administrativo)
  • I Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância – Organizado por CEDERJ, UniRede e AIESAD. Realizado no LNCC – Laboratório de Nacional de Computação Científica (Petrópolis – RJ), de 26 a 28 de março de 2002.
  • Educação à Distância. Coordenador do debate sobre o tema “Educação à Distância” a partir da palestra proferida pelo Prof. Aloízio Belisário (Coordenador do Laborátório de Educação à Distância da UERJ). 1º Seminário Interno do Departamento de Letras, na Faculdade de Formação de Professores, São Gonçalo (RJ), de 26 a 28 de fevereiro de 2002.
  • BARBOSA, Sylvia Costa. A confusão entre homônimos pode ser desfeita observando-se a origem das palavras. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa. Orientação (2001).
  • GONÇALVES, José Roberto de Castro. Os estrangeirismos de origem inglesa na linguagem da juventude no século XXI. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa. Orientação (2001).
  • MENDES, Gláucia Mourão Lopes. O poder de ilusão nos textos publicitários através d hipérbole. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa. Orientação (2001).
  • MOREIRA, Norma Cristina da Silva. Atualidades indígenas no vocabulário de São Gonçalo. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa. Orientação (2001).
  • SANTOS, Fabiana Botelho dos. Gírias e neologismos como processos de formação de palavras. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa. Orientação (2001).
  • SANTOS, Silvane Oliveira dos. A evolução da língua portuguesa através de textos literários. Monografia final de avaliação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa. Orientação (2001).
  • Grupo Virtual CiFEFiL. Criado em outubro de 2001 em, para reunir num só os grupos deletras e filologia, mas, posteriormente colocado a serviço dos associados do CiFEFiL.
  • III Jornada Nacional de Filologia. Centro Universitário Augusto Motta – UNAM e Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos – CiFEFiL (Rio de Janeiro), 27/10/2001. (Membro da Comissão Organizadora e Presidente da quarta sessão de comunicações).
  • Espetáculo musical com o “Grupo Cor da Gente”. Uerj sem muros: catálogo de atividades. 12ª ed. Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2001, p. 27. (Organização e coordenação)
  • Apresentação de dança “Raízes da Liberdade”. Uerj sem muros: catálogo de atividades. 12ª ed. Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2001, p. 27. (Organização e coordenação)
  • A iconografia da Viagem Filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira, por Marcílio Pereira da Silva. Uerj sem muros: catálogo de atividades. 12ª ed. Rio de Janeiro, 27 e 28 de setembro de 2001, p. 192 e 195. (Organização e coordenação)
  • Oficina de desenho básico, por Sérgio Pereira Ferreira. Uerj sem muros: catálogo de atividades. 12ª ed. Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2001, p. 189. (Orientação e coordenação)
  • A poesia musicalizada dos trovadores galego-portugueses, por Alessandro Pinto de Oliveira. Uerj sem muros: catálogo de atividades. 12ª ed. Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2001, p. 190. (Orientação e supervisão)
  • CBO 2000. Participação do Projeto CBO 2000 – Classificação Brasileira de Ocupações como especialista, no Comitê de Validação da Família Ocupacional de Professores de Língua e Literatura do Ensino Superior no dia 24 de setembro de 2001, realizada em São Paulo, pela FUNCAMP e Ministério do Trabalho e Emprego.
  • A prática da crítica textual. Palestra-depoimento proferida na Mesa-Redonda “Teoria e prática de crítica textual”, durante o Seminário Superior de Língua Portuguesa, realizado na Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro) pela Academia Brasileira de Filologia, no dia 24 de julho de 2001.
  • Aspectos teatrais na obra poética de Gregório de Matos. Palestra proferida na SUAM (Sociedade Universitária Augusto Motta), na VI Semana de Estudos Filológicos e Linguísticos, promovida pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, no dia 09 de julho de 2001.
  • CBO 2000. Participação do Projeto CBO–2000 – Classificação Brasileira de Ocupações como especialista, na Reunião de Descrição da Família Ocupacional Filólogos, Tradutores e Intérpretes nos dias 05 e 06 de julho de 2001, realizada em São Paulo, pela FUNCAMP, para o Ministério do Trabalho e Emprego.
  • Morfossintaxe. Disciplina do Curso de Pós-Graduação Lato sensu de Língua Portuguesa, com carga-horária de 70 horas-aulas, no Departamento de Letras da Universidade Federal do Acre, na cidade de Rio Branco (Acre), durante as férias de fevereiro-março de 2001.
  • Morfossintaxe. Disciplina do Curso de Pós-Graduação Lato sensu de Língua Portuguesa, com carga-horária de 70 horas-aulas, no Departamento de Letras da Universidade Federal do Acre, na cidade de Sena Madureira (Acre), durante as férias de fevereiro-março de 2001.
  • Morfossintaxe. Disciplina do Curso de Pós-Graduação Lato sensu de Língua Portuguesa, com carga-horária de 70 horas-aulas, no Departamento de Letras da Universidade Federal do Acre, na cidade de Cruzeiro do Sul (Acre), durante as férias de fevereiro-março de 2001.
  • A Filologia no CiFEFiL: onde estamos e até onde podemos chegar. Palestra apresentada na III Jornada Nacional de Filologia. SUAM (Rio de Janeiro), 27/10/2001.
  • Grupo Virtual de Letras. Criado em dezembro de 2000 em http://br.egroups.com/group/deletras e posteriormente migrado para http://groups.yahoo.com/group/deletras com uma grande quantidade de serviços aos estudantes e profissionais de Letras em geral.
  • Edição de textos e dicionários. Comunicação apresentada no dia 7 de dezembro de 2000, no III Letras em Foco. Evento organizado pelo Departamento de Letras e realizado na Faculdade de Formaçãode Professores da UERJ, em São Gonçalo.
  • A gramática histórica e a ortografia. Comunicação apresentada no dia 6 de dezembro de 2000, no III Letras em Foco. Evento organizado pelo Departamento de Letras e realizado na Faculdade de Formaçãode Professores da UERJ, em São Gonçalo.
  • Ecdótica e edição de textos. Comunicação apresentada no dia 5 de dezembro de 2000, no III Letras em Foco. Evento organizado pelo Departamento de Letras e realizado na Faculdade de Formaçãode Professores da UERJ, em São Gonçalo.
  • Coordenador Geral do IV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, realizado no Instituto de Letras da UERJ (Rio de Janeiro), de 28 de agosto a 01 de setembro de 2000.
  • Membro (titular) da banca de exame de qualificação de Doutorado em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) de Vito César Manzolillo, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no dia 30 de agosto de 2000.
  • Membro (titular) da banca de exame de dissertação de Mestrado em Língua Portuguesa de Glaucia Regina da Rocha Francisco Villela, intitulada Língua portuguesa – Estudos lexicográficos e reflexões sobre o ensino. Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2º semestre de 2000.
  • Glossário da obra poética de Gregório de Matos. Comunicação apresentada no Congresso Internacional de Lexicografia e Literaturas no Mundo Lusofônico, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 21 de julho de 2000.
  • Coordenador do Grupo de Comunicações “Literatura Portuguesa”, no Congresso Internacional de Lexicografia e Literaturas no Mundo Lusofônico, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 21 de julho de 2000.
  • Presidência de Mesa na conferência “Latinismos sintáticos no português quinhentista”, no Congresso Internacional de Lexicografia e Literaturas no Mundo Lusofônico, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 21 de julho de 2000.
  • Coordenador do Grupo de Comunicações “Literatura Brasileira”, no Congresso Internacional de Lexicografia e Literaturas no Mundo Lusofônico, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 21 de julho de 2000.
  • A edição crítica dos sonetos de Gregório de Matos. Palestra proferida no XIV Congresso Nacional de Língua, Linguística e Literatura, realizado de 10 a 14 de julho de 2000, no Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro.
  • Alexandre Rodrigues Ferreira na demarcação dos limites da Amazônia. Trabalho apresentado na forma de painel na 52ª Reunião Anual da SBPC, realizada de 09 a 14 de julho de 2000, no Campus da Universidade de Brasília.
  • Gregório de Matos e Guerra: o primeiro grande poeta brasileiro a seu alcance. Trabalho apresentado na forma de painel na 52ª Reunião Anual da SBPC, realizada de 9 a 14 de julho de 2000, no Campus da Universidade de Brasília.
  • Grupo Virtual de Filologia. Criado em junho de 2000 em http://br.egroups.com/group/filologia e posteriormente migrado para http://groups.yahoo.com/group/filologia, com uma grande quantidade de serviços aos estudantes e profissionais de Letras em geral.
  • Educação à Distância e Ensino Superior: os desafios e o enfrentamento da questão. Seminário realizado na Faculdade de Educação da UFF no dia 06/04/2000.
  • O uso da língua portuguesa em Gregório de Matos. Conferência proferida no curso “Tópicos Especiais de Língua Portuguesa”, do Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 24 de março de 2000.
  • Membro (suplente) da banca de exame de concurso de Professor Titular de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no 1º semestre de 2000.
  • Membro (suplente) da banca de exame de dissertação de Mestrado em Língua Portuguesa de Aira Suzana Ribeiro Martins, intitulada Uma análise estilístico-semiótica dos sinais de pontuação em Tutaméia. Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1º semestre de 2000.
  • Membro da comissão julgadora do concurso para Professor Doutor da Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, área de Línguas Indígenas do Brasil, disciplina de Tupi, tendo como candidato o Professor Doutor Eduardo de Almeida Navarro, de 23 a 25 de novembro de 1999.
  • Coordenação geral do III Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 16 a 20 de agosto de 1999.
  • Congresso Internacional “Brasil – Quinhentos anos de Língua Portuguesa”. Coordenação do Setor de Comunicações (junto com Álvaro de Sá). Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Filologia e Sociedade Brasileiro de Língua e Literatura, de 26 a 30 de julho de 1999.
  • Edição diplomática de Gregório de Matos e Guerra: a obra do primeiro grande brasileiro à disposição dos pesquisadores. Comunicação apresentada no Congresso Internacional “Brasil – Quinhentos anos de Língua Portuguesa”. Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Filologia e Sociedade Brasileiro de Língua e Literatura, de 26 a 30 de julho de 1999.
  • Congresso Internacional “Brasil – Quinhentos anos de Língua Portuguesa”. Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Filologia e Sociedade Brasileiro de Língua e Literatura, de 26 a 30 de julho de 1999. Membro da Comissão de Apoio Administrativo.
  • Congresso Internacional “Brasil – Quinhentos anos de Língua Portuguesa”. Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Filologia e Sociedade Brasileiro de Língua e Literatura, de 26 a 30 de julho de 1999. Coordenador da seção “C” de Comunicações do dia 28 de julho.
  • O descobrimento do Brasil segundo os textos de Alexandre Rodrigues Ferreira. Palestra apresentada na Semana de Letras “Letras em Foco”, realizada na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, de 8 a 10 de junho de 1999.
  • Membro (titular) da banca examinadora de Doutorado em Letras Clássicas, de Luiz Antonio Lindo, quando se examinou a tese De “Aisthesis” a “Estética”: um Estudo Crítico de Conceitos, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no dia 23 de abril de 1999.
  • A Filologia Românica como disciplina da grade curricular do MEC. Palestra proferida na II JORNADA NACIONAL DE FILOLOGIA, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no dia 16 de abril de 1999.
  • Membro (titular) de banca examinadora de Doutorado em Língua e Literatura Latina, quando examinou a tese de Álvaro Alfredo Bragança Júnior, em 13 de janeiro de 1999, A fraseologia medieval latina como reflexo de uma sociedade, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • III Congresso Nacional de Linguística e Filologia: Livro de resumos e programação. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 1999. 100 p. il. (Organizador, revisor e editor).
  • BRAGA, Evandro Eduardo Franklin. Peculiaridades sintáticas do português no Brasil neste século. Monografia apresentada para obtenção do título de Especialista no Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa, no Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo, 1999, 32 p. Orientação.
  • DINUCCI, Ademilde Baptista. A influência do negro no léxico da língua portuguesa. (Monografia apresentada para obtenção do título de Especialista no Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa, no Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo, 1999, 23 p.). Orientação.
  • GOMES, Nataniel dos Santos. Confrontos entre o tupi antigo e a língua portuguesa. Monografia de final do Curso de Especialização lato sensu em Língua Portuguesa. Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo, 1999, 25 p. Orientador.
  • LESSA, Talita da Costa. Provérbios e outras expressões do “discurso repetido” na Bíblia. (Monografia apresentada para obtenção do título de Especialista no Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa, no Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo, 1999, 31 p.). Orientação.
  • RAPOSO, Josiléa Ramos. O perfil da mulher numa perspectiva comparativa no século XIX – Nuances no vocabulário. Monografia de final do Curso de Especialização lato sensu em Língua Portuguesa. Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo, 1999, 27 p. Orientação.
  • SANTOS, Vânia Lúcia Oliveira dos. Estudo epistemológico da Língua Portuguesa. Monografia de final do Curso de Especialização lato sensu em Língua Portuguesa. Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo, 1999, 28 p. Orientação.
  • VIANA, Eliane Rodrigues da Costa. A influência na língua portuguesa do Brasil registrada na Viagem Filosófica pelos Rios Amazonas, Negro e da Madeira. Monografia de final do Curso de Especialização lato sensu em Língua Portuguesa. Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo, 1999, 116 p. Orientação.
  • Domínio do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL) na internet (www.filologia.Org.br) – criado no dia 18 de dezembro de 1998, sob o número 000.357.420/0001-20, e administrado até hoje por José Pereira da Silva.
  • Coordenação geral da I Jornada Nacional de Filologia. Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 04 de dezembro de 1998.
  • História da imposição da língua portuguesa aos índios. (Trabalho apresentado no IV Congresso de Estudos Linguísticos e Literários, no dia 12 de novembro de 1998). Cf. In IV Congresso de Estudos Linguísticos e Literários: Programa e Serviços. Feira de Santana: UEFS, 1998, p. 18.
  • Contribuição indígena ao léxico da língua portuguesa através de iconografia de Alexandre Rodrigues Ferreira. (Trabalho apresentado no IV Congresso de Estudos Linguísticos e Literários, no dia 11 de novembro de 1998). Cf. In. IV Congresso de Estudos Linguísticos e Literários: Programa e Serviços. Feira de Santana: UEFS, 1998, p. 16.
  • Coordenação geral do II Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 5 a 9 de outubro de 1998.
  • Membro (titular) de banca examinadora de Doutorado em Filologia Românica, quando examinou a tese de Emmanuel Macedo Tavares, em 23 de julho de 1998, Directório que se deve observar nas povoações dos índios do Pará e Maranhão, enquanto sua majestade não mandar o contrário (edição crítica de um texto brasileiro do século XVIII), na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Coordenação geral do Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo, 10-14 de novembro de 1997.
  • Participação no 2º Encontro Nacional da ANPEGE (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia): Desafios e alternativas para a gestão do território, realizado de 07 a 10 de setembro de 1997, na cidade do Rio de Janeiro.
  • Membro (titular) de banca examinadora de Doutorado em Língua e Literatura Latina, quando se examinou a tese de Milton Affonso da Silva, em 28 de julho de 1997, Vita Karoli Magni Imperatoris de Eginardo: um texto histórico-ecomiástico do século IX, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Membro (titular) de banca examinadora de Doutorado em Filologia Românica, quando se examinou a tese de Maria Antônia da Costa Lobo, em 27 de março de 1997,Chão de Ferro: a gênese textual de uma obra de Pedro Nava, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. PUC/SP (São Paulo), 1996.
  • Membro (titular) de banca examinadora de Doutorado em Letras Vernáculas, quando se examinou a tese de Afrânio da Silva da Garcia, intitulada A história da ortografia da língua portuguesa do Brasil, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 26 de fevereiro de 1996.
  • 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. UFMA / SBPC (São Luís – MA), 1995.
  • 1ª Semana de Estudos Filológicos e Linguísticos. UVA / Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (Rio de Janeiro), 1995.
  • Pesquisa filológica em textos não literários. Palestra proferida no Curso de Extensão "Crítica textual: a arqueologia do texto", na Faculdade de Letras da UERJ e na BIBLIOTECA NACIONAL (Rio de Janeiro), 1995.
  • 2ª Reunião Especial da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. UFMT / SBPC (Cuiabá – MT), 1995.
  • III Seminal (Seminário de Linguagem da FFP). UERJ (Rio de Janeiro), 1995.
  • Membro (titular) da Banca Examinadora da Tese de Doutorado em Letras Vernáculas da Profa. Aileda de Mattos Oliveira, intitulada O discurso político autocrático: o domínio do eu (uma visão linguístico-semiótica), 261 p. (1995).
  • Membro (titular) da Banca Examinadora da Tese de Doutorado em Linguística e Filologia do Prof. Alfredo Maceira Rodríguez, intitulada Interferência do léxico galego no português falado pelos imigrantes galegos no Rio de Janeiro, 395 p. (1995).
  • Membro (suplente) de Banca Examinadora da Tese de Doutorado em Linguística e Filologia de Maria Thereza Francisca Isabel de Sulima Arczynska, intitulada Léxico relativo às penas no direito penal polonês e português: estudo comparativo, 285 p. (1995).
  • Membro (titular) da Banca Examinadora de Exame de Qualificação para o Doutorado em Linguística e Filologia de Maria Antônia da Costa Lobo, intitulada Chão de Ferro: a gênese textual de uma obra de Pedro Nava, (25/02/1995).
  • Membro (titular) da Banca Examinadora de Exame de Qualificação para o Doutorado em Linguística e Filologia de Emmanuel Macedo Tavares (1995).
  • 1º Congresso Nacional de Comunicação, Letras e Artes: Faculdades Integradas Augusto Motta (Rio de Janeiro), 1994.
  • Estudo comparativo das línguas românicas. Palestra proferida na 1ª Semana de Estudos Filológicos e Linguísticos. UVA / Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (Rio de Janeiro), 1995.
  • A tradução intralingual. (Palestra apresentada no 1º Congresso Nacional de Comunicação, Letras e Artes), 1994.
  • A pesquisa em Letras. (Palestra apresentada no II Seminário de Letras), 1994.
  • II Seminário de Letras (SEMINAL II): UERJ (Rio de Janeiro), 1994.
  • Membro (titular) da Banca Examinadora da Tese de Doutorado em Letras Vernáculas do Prof. Salatiel Ferreira Rodrigues, intitulada O léxico do gado na região dos Cariris Velhos – PB, 2 t.(1994).
  • Programa "UERJ SEM MUROS": Faculdade de Formação de Professores da UERJ (São Gonçalo), 1993.
  • I Encontro de Professores de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa: Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (Rio de Janeiro), 1993.
  • XXV Congresso Brasileiro de Língua e Literatura: Sociedade Brasileira de Língua e Literatura (Rio de Janeiro), 1993.
  • Bolsa do CNPq (Doutorado) – 1987/1992.
  • III Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada: UNICAMP (Campinas), 1992.
  • IV Encontro Nacional de Fonética e Fonologia: Sociedade Brasileira de Fonética e UFF (Niterói), 1992.
  • Programa "UERJ SEM MUROS": Faculdade de Formação de Professores da UERJ (São Gonçalo), 1991.
  • Concurso para Professor Assistente de Filologia Românica e Língua Latina: Faculdade de Formação de Professores da UERJ (São Gonçalo), 1991.
  • Uma viagem pela Amazônia do século XVIII. (Palestra apresentada no Programa "UERJ SEM MUROS"), 1991.
  • III Encontro de Ecdótica e Crítica Genética – Edição Crítica e Edição Genética: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, ASSOCIAÇÃO DE PESQUISADORES DO MANUSCRITO LITERÁRIO, FUNDAÇÃO ESPAÇO CULTURAL DA PARAÍBA, FUNDAÇÃO CASA DE JOSÉ AMÉRICO (João Pessoa), 1991.
  • Programa "UERJ SEM MUROS": Faculdade de Formação de Professores da UERJ (São Gonçalo), 1990.
  • I Fórum de Comunicações de Alunos de Pós-Graduação em Linguística do Estado do Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ (Rio de Janeiro), 1990.
  • Curso de Extensão "Fórum de Pesquisas Linguísticas": Faculdade de Letras da UERJ (Rio de Janeiro), 1990.
  • Palestra sobre "Script": Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ (Rio de Janeiro), 1989.
  • Bolsa do CAPES (Mestrado) – 1986/1987.
  • Bolsa da CNPq (Mestrado) – 1984/1986.
  • III Encontro Interdisciplinar de Letras: Faculdade de Letras da UERJ (Rio de Janeiro), 1986.
  • II Encontro Interdisciplinar de Letras: Faculdade de Letras da UFRJ (Rio de Janeiro), 1984.
  • XVI Congresso Brasileiro de Língua e Literatura: Sociedade Brasileira de Língua e Literatura (Rio de Janeiro), 1984.
  • VIII Congresso Nacional de Estudos de Linguística e Literatura: Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (Rio de Janeiro), 1983.
  • Concurso para Professor Auxiliar de Filologia Românica: Instituto de Filosofia e Letras da UERJ (Rio de Janeiro), 1983.
  • I Ciclo de Debates do Núcleo Estadual de Educação do Partido Democrático Trabalhista: Núcleo Estadual de Educação do PDT (Rio de Janeiro), 1983.
  • 3º Congresso Nacional de Letras e Ciências Humanas: Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (Rio de Janeiro), 1982.
  •  XIV Congresso Brasileiro de Língua e Literatura: Sociedade Brasileira de Língua e Literatura (Rio de Janeiro), 1982.
  • I Encontro de Professores de Português: Faculdades Integradas Estácio de Sá (Rio de Janeiro), 1981.
  • XIII Congresso Brasileiro de Língua e Literatura: Sociedade Brasileira de Língua e Literatura (Rio de Janeiro), 1981.
  • I Jornada de Psicologia: Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (Rio de Janeiro), 1981.
  • I Seminário Estadual de Professores de Língua Portuguesa: Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 1981.
  • VI Congresso Nacional de Estudos de Linguística e Literatura: Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (Rio de Janeiro), 1981.
  • Ciclo de Palestras – Mattoso Câmara, sua Contribuição à Gramática da Língua Portuguesa: CDRH (Rio de Janeiro), 1980.
  • XII Congresso Brasileiro de Língua e Literatura: Sociedade Brasileira de Língua e Literatura (Rio de Janeiro), 1980.
  • Concurso para o Magistério Municipal do Rio de Janeiro, 5ª a 8ª séries do primeiro grau, 1976.
  • Encontro de Professores de Português: Faculdade de Educação da UFBA (Salvador), 1970.